Almoço de família. Todo mundo na casa da vovó. Tema do almoço: Culinária Italiana. Ninguém tem pena da minha dieta, óh meu Deus. Tinha de tudo: Espaguete a bolonhesa, pizzas variadas de petisco, Lasanha de frango, Talharim 4 queijos e meus pratos: Penne ao molho vermelho e Penne Gratinado. Bem, esse fez sucesso. Não sobrou nem para o Bob - cachorro do João Pedro meu primo!! E os vinhos, aliás que vinhos!!! Ai, minha dieta!!!
Então para quem quiser a receita, minha massa gratinada com molho criado por mim... =)... tentei colocar uma quantidade e valores, mas aqui em casa, minhas receitas eu faço "de olho" - como diz a minha irmã!! Então aproveite, faça a massa e bom apetite!!!
Penne Gratinado da Taty
Ingredientes:
500g de macarrão tipo penne de boa qualidade
200g de queijo parmesão ralado
150g de queijo tipo gouda ralado
150g de requeijão cremoso (+/- 4 colheres de sopa)
1 vidro de milho verde em conserva
1 tablete de caldo de galinha
1 cebola pequena picadinha ou ralada
500ml de leite
200g de creme de leite
noz moscada
sal a gosto
azeite de boa qualidade
Modo de fazer
Numa panela com água fervente, sal e óleo, coloque o macarrão para cozinhar. Mexa a massa de vez em quando. Espere cerca de 10 minutos, verifique se a massa estar al dente - se estiver um pouco dura, pode desligar o fogo e deixá-la por uns cinco minutos na água, para completar o cozimento. De preferência, so coloque a massa para cozinhar quando o molho estiver quase finalizado.
Para o molho, você deverá colocar um pouco de azeite na panela aquecida e acrescentar a cebola, deixando-a liberar bastante líquido. Acrescente o cubo de tempero e mexa bem. Coloque uma boa pitada de noz moscada - de acordo com sua preferência, e mexa bem. Acrescente o leite e mexa sem parar. A parte num vasilhame coloque a maizena e um pouco de leite e dissolva a maisena, que em seguida deverá ser acrescentada ao molho. Após colocar a maizena, acrescente o requeijão e continue a mexer, para que ele se encorpe ao molho. Acrescente também o milho verde escorrido, o parmesão e o gouda ambos ralados. (É necessário separar um pouco para colocar sobre a massa para gratinar!)Mexa bem, o molho para que todos os queijos se encorpem a massa. Verifique o tempero e o sal. Se houver necessidade, acrescente mais sal, noz moscada e uma pitada de pimenta branca. Quando o molho começar a fever e engrossar, acrescente o creme de leite, desligue o fogo, mexa bem e reserve.
Para montar a massa, você precisará de um refratário. Nele coloque a massa "al dente" escorrida, coloque metade do molho sobre a massa e mexa bem, para que ele envolva totalmente a mesma. Após fazer isso, arrume o macarrão e acrescente o restante do molho em toda a massa, umedecendo bem. Salpique a porção de queijo parmesão e gouda ralado, espalhando bem sobre toda a massa. Coloque o refretário no forno, previamente aquecido, e o deixe por cerca de 15 minutos até gratinar bem. Sirva com um bom vinho tinto de sua preferência e bom apetite.
Observações:
1. Compre pequenas peças ou pedaços dos queijos gouda e parmesão. Rale os mesmos pouco antes de acrescentá-los ao molho.
2. Começe a fazer o molho antes de cozinhar a massa. Assim, no momento que ela estiver pronta ("al dente"), você poderá acrescentar o molho e gratiná-lo de uma vez.
3. Use chama média ou mesmo baixa para fazer o molho. Aqueça o forno em temperatura alta 10 minutos antes de colocar a massa. Ao colocar a massa, reduza um pouco a temperatura para que ela não queime e sim gratine.
4. Este macarrão deve ser apreciado quente, sendo aconselhado para dias frios.