sábado, 17 de novembro de 2007

E será que Deus joga dados?


Bem, dados eu não sei...mas que Ele sabe exatamente o que faz, e onde devemos estar, isso sabe!!! E se coincidências existem, é por que deveriam ocorrer de verdade... A psicologia jungiana explica as coincidências, eu acho que tem um dedo divino em certas coisas... Mas neste momento, sei apenas de uma coisa, tinha tanto tempo que não ouvia uma certa música de uma certa banda, que quando me relembraram hoje até fiquei feliz!!!! Então aproveite a explicação destes fatos estranhos do dia a dia, chamados de sincronicidade... buscado e aqui colocados ao som de "Nothing Else Matters" do Metallica...E continua a vida neste lugar chamado Terra...


Sincronicidade

Sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal mas por relação de significado. A sincronicidade é também chamada por Jung de "coincidência significativa"[...]

[...]Basicamente, é a experiência de se ter dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa (ou pessoas) que vivenciaram essa "coincidência significativa", onde esse significado sugere um padrão subjacente.

A sincronicidade difere da coincidência, pois não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias, mas sim num padrão subjacente ou dinâmico que é expresso através de eventos ou relações significativos. Foi um princípio que Jung sentiu abrangido seus conceitos de Arquétipo e Inconsciente coletivo.


Acredita-se que a sincronicidade é reveladora e necessita de uma compreensão, essa compreensão poderia surgir espontaneamente, sem nenhum raciocínio lógico. A esse tipo de compreensão instantânea Jung dava o nome de "insight".


Jung afirmava que temos quatro funções básicas: razão, emoção, sensação e intuição. No nosso ser, geralmente uma delas é predominante. Mas quando trabalhamos internamente estas funções na direção do equilíbrio, uma nova função é acrescentada: a sincronicidade.

Nenhum comentário: